segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nós, os Vizinhos e os de lá dos Pirinéus

Há muita gente que pensa que existe um fosso colossal (tá na moda apesar de não gostarmos de modas), entre o nosso país e Espanha, mas ao ler com pormenor esta revista dos vizinhos, constatamos demasiadas semelhanças.


A mulher do ex-presidente do governo espanhol, Aznar, diz que se "reinventou muitas vezes na vida". Talvez seja um aviso para os políticos deste país e para os seus boys e girls de que é melhor se reinventarem por conta própria ou os pobres mais cedo ou mais tarde os reinventarão.


Segue-se depois um artigo sobre o investimento megalómano e injustificado em infra-estruturas. Só que cá estourou-se (ou deu-se de mamar a lobbies) em auto-estradas com a cumplicidade de Bruxelas (e já agora Berlim e Paris), enquanto um cavaquinho fazia definhar o sector primário. Lá foi mesmo à "lord". Aeroportos, linhas de "pouca-terra" e também umas valentes e longas pistas de competição automóvel.


Chegou ao ponto de uma linha de comboio de alta velocidade ter uma média de 16 passageiros/dia. Uauuu! Devia ser para os deputados se deslocarem para as "villas" nos arrabaldes de Madrid.


O problema é que eles deram por ela que só taxam 20% das auto-estradas, Aqui na tugalândia estamos em 70%. Neste artigo já referem a mais que provável taxação das vias. Tá bom de ver que os bens e mercadorias que chegam a este país vão levar mais um estouro para cima. É que as transportadoras não vão arcar com os custos pois uma boa parte do que consumimos chega por camião. Com tanta boa notícia que ouvimos todos os dias, esta é só mais uma para a colecção.


Em Agosto, os empregados de certos estabelecimentos espanhois foram brindados com 1 mês de férias para POUPAR!!! Por que raio a nossa nova Assembleia da República (que até prometeu trabalhar de sol a sol em Agosto sem repouso) apenas tirou 1 a 2 semanitas de vacances?! Parolos! O povo ainda é manso, pá!


Lá como cá faltam empreendedores, é o que diz o seguinte artigo. Para quê se os Estados dos dois lados da fronteira deram de mamar a tantos funcionários públicos e entregaram milhões a fundo perdido a patrões, e crédito fácil ao consumo. Mais uma aprontada por Bruxelas, Berlim e companhia (Ah! E já agora com cavaquinhos e guterrinhos a darem uma ajuda a construir uma enorme máquina do Estado. Boys! Boys! Boys! & Girls!)


Da seguinte só se aproveita o título. Um antro que de facto rompe os bolsos a este país há demasiados séculos...demasiados!


Por fim, o artigo Leyenda Negra que faz um auto-retrato do povo hermano...ou será que querem roubar o nosso?

Sem comentários:

Enviar um comentário