quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Braga - Despacho de Carlos Miguel; " Capitalismo "

Política

Capitalismo

João Paulo Guerra  

No final da década de 90, David C. Korten, antigo professor da Harvard Business School, chegou a uma síntese que escandalizou o redil do pensamento formatado e único.
Disse o autor de "Life After Capitalism": "Nos anos 80, o capitalismo triunfou sobre o comunismo; nos anos 90, vai triunfar sobre a democracia". Foi necessário passar uma década para que a ideia se transformasse numa constatação não só inegável mas até mesmo palpável: a crise e as medidas alegadamente anticrise estão a trazer consigo cada vez mais autoritarismo, supressão de direitos humanos e repressão.
Portugal é um cadinho provinciano da experiência. A austeridade - num País que vende em saldo um banco onde o Estado enterrou e vai continuar a enterrar milhares de milhões - atinge a classe média e estratos mais pobres da população, reforçando o nada honroso título português de campeão europeu da desigualdade. Mas, acima de tudo, a austeridade abate princípios que não são meros slogans do romantismo revolucionário de 1974, mas direitos humanos consagrados na Declaração Universal de 1948. A liberdade de reunião e de associação pacíficas é vigiada; os direitos económicos, sociais e culturais são condicionados ou pura e simplesmente banidos; o patronato é hoje mais voraz - aumento do horário de trabalho, trabalho a custo zero - que nos alvores do fascismo. E até já houve quem se sentisse à vontade para alvitrar a "filtragem" das notícias em função das conveniências do combate à crise.
Quase três décadas após 1984, estamos em vias de banir as palavras perigosas. Está na hora de voltar à leitura de George Orwell, ajudando a prever, e a prevenir, o pior dos mundos, seja qual for a cor do totalitarismo. A ditadura dos mercados confirma as mais soturnas previsões.
joaopaulo.guerra@economico.pt

2 comentários:

  1. O aníbal vai adorar a nova era do capitalismo. Para ele direitos, greve, trabalho digno, salário, férias, são tudo pormenores.
    Mas come marisco...

    ResponderEliminar
  2. A gandulagem chegou ao governo e Portugal desceu no ranking da Democracia.

    E não é um governo comunista, vejam lá.

    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/portugal-tem-uma-democracia-com-falhas-1526095

    ResponderEliminar