Ritual das carnes verdes irá repetir-se depois da queima do Entrudo
“Cada terra tem seu uso, cada roca tem seu fuso”
A Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, amanhã à noite, após a queima do Entrudo - “O home”, no adro da igreja de São Vicente, reporá o ritual das carnes verdes, inerente a esta tradição carnavalesca da cidade dos arcebispos. Assim, todos os foliões participantes na Corrida/Desfile do Entrudo - tal como mandava a tradição -, terão por recompensa, a degustação das carnes de porco, nomeadamente a orelheira e enchidos, acompanhadas com broa de milho caseira e o vinho verde da região.
A Rusga convida todos os bracarenses foliões a participar na Corrida/Desfile
A “Corrida/Desfile - Olha o home, lá vai o home…”, está agendada para a noite de amanhã (segunda-feira, dia 20), com concentração marcada para as 21h.15, junto à sede da Rusga, sita na Av. Artur Soares (Palhotas), nº 73. Para o efeito, os foliões, crianças, jovens e adultos, devem comparecer no local devidamente mascarados, acompanhados de instrumentos ou objetos ruidosos - bombos, buzinas, gaitas ou assobios -, para ao som destes, correrem com o Entrudo e poderem integrar a Corrida/Desfile. Exigi-se, criatividade, boa disposição e refinado sentido de humor, já que, “É Carnaval ninguém leva a mal”.
Venham divertir-se connosco, e assim, conjuntamente, garantiremos que esta tradição carnavalesca da cidade dos arcebispos e respetivo concelho se mantenha e promova.
- Libório, ultíma a redação final do testamento
Libório, o testamentário - personagem incontornável destes rituais carnavalescos -, ultíma a redação do testamento. Os seus parcos teres e haveres, serão doados por alguns elementos do Grupo, distintas personalidades, nacionais e internacionais, políticos da nossa urbe, instituições, associações e afins… A leitura de tão importante legado, será feita em praça pública, quando a Corrida/desfile chegar à Avenida Central. Sem mais,
Saudações Rusgueiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário