Aí está o novo cartão de pobre Português. (com foto)
Fonte: Público
"Recessão acentuou-se no final de 2011, obrigando as famílias a cortar nas despesas alimentares, pela primeira vez desde que há registo. Exportações abrandam, acentuando receios para 2012."
http://economia.publico.pt/Noticia/crise-forca-corte-de-gastos-alimentares-pela-primeira-vez-nos-ultimos-15-anos-1537189
Ora aí está!
Tal como pretendia o governo vassalo da troika, os portugueses estão a dar o seu melhor, custe o que custar.
Poupa-se no aquecimento, acende-se uma fogueira.
Desliga-se a luz, acende-se uma vela
Deixa-se o carro e anda-se a pé, até porque de transporte público sai caro.
Fica-se doente, fod#-"#, é azar.
Fica-se velho, amontoa-se em lares.
Poupa-se na comida, tira-se à boca ou vai-se à sopa dos pobres take away.
O directório do Rx conhece situações extremas de miséria e fome que grassam no concelho de Braga, com especial relevo para a cidade.
Trata-se de uma miséria envergonhada dos novos pobres, os tais que antes eram remediados, usualmente conhecidos por classe média (algo que nunca existiu em Portugal).
Contrariamente a alguns políticos de pacotilha que só existem na blogosfera de 4 em 4 anos, o directório do Rx irá denunciar a situação que tão silenciada é pelos agentes da troika na nossa cidade.
Lamentavelmente, a comunicação social bracarense prefere dar conta dos assuntos da bola do que ir ao fundo do maior flagelo social que grassou na nossa terra, desde a fome imposta pela segunda guerra mundial.
Fica aqui a notícia sobre algo que ainda vai no início.
p.s. O pico da crise será em meados de Setembro. Não garantimos que o regime consiga resistir porque o desespero do povo será imenso.
Falamos em meados de Setembro, porquê?
Muito simples: as crianças e os jovens precisarão de livros e de material escolar, as propinas e os escalões irão faltar. À fome irá juntar-se à desesperança dos pais no futuro dos filhos. Anotem bem.
p.s. 2 Continuamos a aguardar que o economista e candidato à CMB, Ricardo Rio, responda a estas questões técnicas:
http://www.farricocoii.blogspot.com/2012/03/braga-alguns-considerandos-do-rx.html#comment-form
Rx, pode poupar-se na comida, mas o que importa é ter Confiança!
Ele e o rato de esgoto do Aníbal continuam calados, ou seja, demonstram bem aquilo que valem. Umas bestas!
ResponderEliminarEste artigo do RX, não sei por quê, trás-me à memória a entrevista de Leonardo Jardim em que este dizia: "os pobres sonham ser ricos...".
ResponderEliminarOra, isto mostra-nos que o destino da maioria é mesmo ser pobre. Ou seja, deixar de ser pobre é apenas um sonho que alguns conseguem concretizar!
É claro que, quando eramos pequeninos, todos nós sonhamos ser qualquer coisa... Eu, que me lembre, nunca sonhei ser rico. Quando era miúdo, sonhava vir a ser médico obstectra - não sei se era por causa da pardelha das mulheres!
Há uns que vêem concretizado com alguma facilidade os sonhos de infância, outros há, que por maior esforço que façam, viverão permanentemente na frustração!...
Vejamos, por exemplo, o caso de Mesquita Machado: sonhava ser grande e calçar 42. Continua pequenino e a calçar 35. No entanto, sem nunca ter sonhado ser presidente da câmara, lá acabou por fazer uma carreira política de se lhe tirar o chapéu. Bem sei que foi lá parar, como soe dizer-se, sem saber ler nem escrever... Mas esteve na hora certa no sítio certo!...
Já o sonho de Ricardo Rio, desde pequenino, foi o de um dia vir a ser presidente da câmara de Braga. Tem mostrado persistência: já vai a caminho da terceira derrota. Mas os sonhos nunca morrem... Pode ser que um dia o consiga por cooptação...
Já em relação ao sr. RX, acho que o sonho dele era ser bombeiro. Não sei por quê, mandaram-no embora conjuntamente com mais noventa e nove. Sei que ele ficou, digamos assim, chateado! Mas ó homem: será que para encher as piscinas aos ricos e desfilar nas procissões da semana santa com capacetes e machados a brilhar, eram precisos cem bombeiros?
Vá lá! Deixemo-nos de ressentimentos...