domingo, 17 de junho de 2012

Braga - Qual selecção qual quê, este é o heroi nacional do dia


CICLISMO

Rui Costa vence a Volta à Suíça


Português é o primeiro de sempre a vencer uma prova por etapas World Tour e nos últimos quilómetros da derrdeira etapa assumiu a perseguição aos rivais.

Rui Costa conquistou a Volta a Suíça após disputada a nona e última etapa, a mais exigente da prova e cujos 216 quilómetros chegaram a fazer perigar, por diversas vezes, a camisola amarela do corredor da Póvoa de Varzim. Mas o destino estava escrito e, com um Alejandro Valverde soberbo - o espanhol tal como na véspera foi um "gregário de luxo" no sacrifício ao português - Costa inscreveu pela primeira vez o nome de um português no lugar cimeiro da prova helvética. Antes, na prova cuja primeira edição data de 1933, apenas um português figurava anteriormente no pódio: Acácio da Silva (2º em 1984 e 3º em 1988).

Na corrida até Sörenberg, Rui Costa teve que se defender do ataque de Frank Schleck na penúltima subida do dia, antes de enfrentar o ataque de vários adversários bem posicionados na geral na ascensão final, de 2ª categoria. Nos últimos quatro quilómetros, já sem Alejandro Valverde, Rui Costa pegou na corrida em mãos e assumiu a perseguição. A etapa acabou conquistada por Tanel Kangert (Astana), um dos fugitivos do dia, e Rui Costa cortou o risco na 10ª posição. No pódio, Costa, apoiado em grande número pelo emigrantes português, foi secundado por Frank Schleck (Radioshack), a 14 segundos, e por Levi Leipheimer (Omega Pharma), a 21 segundos.

>>>>>>>>>>>>>>>>>
O Minhoto Rui Costa

Rui Costa (ciclista)

 
Rui Costa
Informações pessoais
Nome completoRui Alberto Faria da Costa
ModalidadeCiclismo
Nascimento5 de outubro de 1986 (25 anos)
Póvoa de Varzim
NacionalidadePortugal
ClubeMovistar Team
Rui Alberto Faria da Costa (Aguçadoura, Póvoa de Varzim, 5 de Outubro de 1986) é um ciclista profissional português.
Aos 11 anos entra para o atletismo onde permaneceu dois anos. Aos 13 anos muda-se para o ciclismo entrando para a equipa "Guilhabreu". Seguiram-se o "Santa Maria da Feira", o Benfica, a Caisse D'Epargne e a Movistar.
Em 2011 ganha a Volta à Comunidade de Madrid, com uma diferença de 5 segundos para o 2º classificado. Em 2011 ganha também a Clássica de Montreal, prova da World Tour. Neste mesmo ano ganha a 8ª etapa no Tour de France onde participava pela terceira vez
Em 2012 vence a Volta à Suiça, prova na qual ganha a camisola amarela à 2ª etapa, para não mais a largar



1 comentário:

  1. Grande Rui Costa!

    E que corrida!

    Vi em directo e respondeu a todos os ataques!

    Que venha o Tour!

    E viste a quantidade de bandeiras Portuguesas no percurso?

    que pena estarem a queimar o Tiago Machado na Radioshack!

    Ai estes amaricanos...

    ResponderEliminar