quarta-feira, 25 de julho de 2012

Braga - Despacho do C. Miguel


Petróleo grego em alta tensão

ASSIM VAI O MUNDO. QUEM FICARÁ COM O PETRÓLEO?
Por Ruben Eiras
A Grécia é o país da UE e do Euro com o maior potencial prospetivo de exploração de petróleo, com cerca de 22 mil milhões de barris no Mar Jónico e 4 mil milhões de barris no Mar Egeu.
Por comparação, o poço Lula no Brasil (uma das maiores descobertas da última década) tem cerca de 8 mil milhões de barris.
Este facto é conhecido pela Troika do FMI, UE e BCE desde 2010.
Em vez de promover a produção petrolífera para reequilibrar as contas gregas e aumentar a autonomia energética europeia, a ordem é privatizar a única via que o Estado grego dispõe para pagar aos credores.
Eis a razão pela qual russos e chineses digladiam-se para controlar os portos gregos: passam a controlar terminais de distribuição de petróleo e gás para os Balcãs e centro da Europa, e conquistam uma inédita presença estratégica no mediterrâneo.
Ciente desta ameaça, os EUA não dormem e Hillary Clinton deslocou-se recentemente à Grécia para tentar acertar condições de E&P com a Turquia, com o envolvimento da empresa americana Noble Energy.
O problema reside em que a Grécia não dispõe de uma ZEE e por isso não tem garantido o direito soberano sobre os recursos no solo marinho.
Por isso, Clinton foi tentar um acordo de repartição entre Grécia, Turquia e a Noble Energy.
Na semana seguinte, os russos foram bater à porta dos gregos com proposta semelhante.
Se considerarmos que Israel será um exportador líquido de gás ainda nesta década e que Chipre também uma bacia rica em petróleo, concluem-se dois factos:
- O Mediterrâneo será um foco de tensão geopolítica em torno dos recursos petrolíferos.
- A UE sofre de uma cegueira estratégica extrema ou a Alemanha já desistiu da Europa.
- A importância estratégica de capacidades de exploração submarina para a sustentabilidade dos países:



2 comentários:

  1. Ai voces pensavam que o Khadafi e o Mubarak tinham ido com os caes porque?

    E ja comecam a perceber porque a Siria e tao importante?

    E, mais importante de tudo, ja comecam a perceber porque e que todo este CALDINHO das dividas soberanas foi arranjado, porque e, mais importante, POR QUEM?

    E, porque isso diz estritamente respeito a Portugal, ja comecam a perceber o lindo sarilho que os politicos portugueses puseram e estao a por o Pais?

    Ai, nao? Entao, como diz o Reporter Alfa no DM... BOA-BAI-ELA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que há pessoal atento. Os submarinos estão aí para fazer guarida à nossa ZEE. 70% da superficie do planeta está coberta de água. Os restantes 30% já estão bastante explorados (o degelo na Gronolandia abre um potencial mas também mais um ataque á Natureza) e então a luta pelos recursos será nos mares.

    ResponderEliminar