terça-feira, 18 de setembro de 2012

Braga - Despacho do RX


No passado dia 16 de Setembro decorreu o 5º convívio anual dos 100 demissionários dos Bombeiros Voluntários de Braga.

No local do costume, durante todo o dia, compareceram cerca de 200 pessoas, entre antigos bombeiros, actuais bombeiros de várias corporações, familiares, amigos e personalidades da vida pública bracarense.

As iguarias tradicionais e o repasto foram uma boa desculpa para um dia bem passado.

Entre vários assuntos, discutiu-se o estado caótico da protecção civil bracarense.

Ficamos a saber que os assalariados dos BOMBEIROS VOLÚNTÁRIOS DE BRAGA continuam sem receber os subsídios de férias.

Segundo consta, António Machado, presidente de associação humanitária e figura de proa da COLIGAÇÃO JUNTOS POR BRAGA, não deu qualquer satisfação aos homens e mulheres que colocam as vidas ao serviço da causa pública.

Soube-se, também, que as duas ambulâncias de emergência do INEM, sedeadas naquela corporação, estão retidas nas oficinas por falta de pagamento da manutenção.

Considerando que Braga tem 5 viaturas deste género (2 nos sapadores, 2 nos voluntários e 1 no centro de saúde de Gualtar), os 120,000 bracarenses ficam a saber que, neste momento, o concelho é servido apenas por 3 ambulâncias INEM.

Até ao momento não obtivemos qualquer resposta do INEM, já que esta entidade contribui com ajudas de custa para as tripulações daquelas ambulâncias nos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BRAGA.

Por fim, também podemos adiantar em primeira mão que os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BRAGA perderam o crédito de que dispunham numa estação de serviço da cidade. Isto implica que os abastecimentos das viaturas de emergência estejam dependentes do pouco dinheiro disponível na tesouraria da instituição.

Tudo isto tem resultado na falta de assitência aos bracarenses, muitos dos quais têm sido socorridos pelas corporações de Vila Verde, Amares, Taipas, etc...

Se Braga tivesse uma comunicação social minimamente séria, tudo isto já teria vindo ao conhecimento dos bracarenses.

p.s. Na foto estão ex bombeiros voluntários de Braga, vários deles condecorados por bravura e serviços prestados à humanidade. Ao todo, só estes homens têm 75 anos de experiência no combate a incêndios e no socorro às populações. Milhares de vidas salvas, pais que viram os seus filhos salvos, filhos que viram os seus pais salvos. Famílias que viram as suas casas a salvo. Fica a consciência do dever cumprido e certeza de que o carácter não se adquire com um fato, uma gravata e um cartaz a dizer "mudança". Imaginem o que se perdeu com os restantes 95 bombeiros.
Para reflectir.

sso exemplo. Actualmente, a mesma população que ignorou o alerta é a mesma que se queixa da falta de meios.

Infelizmente os bombeiros são lembrados apenas em momentos de tragédia. Durante o resto do ano são ignorados pelas populações e pelos governantes.
Braga prima pela negligencia relativamente aos seus bombeiros.
O caso da debandada dos 100 é disso exemplo. Actualmente, a mesma população que ignorou o alerta é a mesma que se queixa da falta de meios.
Mas também existem aqueles hipócritas com responsabilidades institucionais que têm a lata de publicar elogios aos bombeiros no facebook.
Os mesmos hipócritas institucionais que hoje dizem que os bombeiros são heróis, são aqueles que calaram e consentiram a saída de 100 homens e mulheres em troca de votos.
Os mesmos hipócritas institucionais que se apressaram a tirar fotos com medalhados olímpicos e que se indignaram com o silêncio da CMB, são aqueles que nunca se dignaram a perguntar a razão do que ocorreu em 2006, com a saída de 100 heróis bracarenses.
Esses hipócritas institucionais nunca quiseram saber,nem querem saber, dos salários em atraso, das viaturas de emergência paradas, da coação moral que os caciques deles impõem, em certas instituições, aos tais "heróis anónimos".
Os bombeiros portugueses não precisam de elogios desses hipócritas institucionais. O silêncio deles é menos revoltante do que a hipocrisia.
Mas os bracarenses deviam exigir que esses hipócritas institucionais averiguassem como e porquê. É para isso que lhes pagamos.
Senhores hipócritas institucionais, os bombeiros portugueses desprezam gente da vossa natureza. Gente que nem sequer se preocupa em pensar que os silêncio deles pode ter consequências para os próprios filhos. Mas quem apenas vê poder e vaidade não vai além do próprio umbigo.
O que interessa mesmo é Confiança e bola.

Da nossa parte enviamos um abraço sentido a todos os bombeiros que caíram no cumprimento da mais nobre das tarefas!
Só quem sabe o que é ter vidas nas mãos é que pode sentir o que vai na alma de um soldado da paz.

Vida por vida!

Rx

12 comentários:

  1. Sabes, Bruno, quando o Ricardo pôs o elogio à Patrícia no Facebook, alguém me comentou que aquilo ia merecer um reparo teu aqui no Farricoco, um espaço que deixei de frequentar com regularidade quando se transformou em albergue da tua psicose contra o Machado, o Cerqueira e quejandos.
    Mas eu acreditei que isso não ia acontecer. Por respeito à Patrícia.
    Afinal, enganei-me.
    A tua falta de vergonha não tem limites.
    É que, sabes, em bom rigor, tu nunca serás uma Patrícia. Porque ela estava lá. E tu não.
    Eu não sei se ela gostava do Presidente da Direcção. Não sei o que achava do Comandante. Não sei o que achava dos amigos de um e de outro nem se achava que a Corporação estava bem ou mal entregue.
    Ela estava lá, "apenas". E tu não.
    Como ela escreveu: "Qual cama? Qual comida? Qual bebida? Qual família? Somos assim... bombeiros voluntários, damos tudo pelos outros e para defender o que é dos outros, às vezes mal reconhecidos, criticados, e mesmo assim nunca baixamos os braços...(...)"
    Ela não baixou os braços e acho até que se estava a borrifar para o Presidente e para o Comandante da Associação só para poder fazer aquilo em que acreditava.
    Ela estava lá. Tu não.
    É seguramente mais confortável vestir uma capa anónima (ao que chega a cobardia) e vociferar contra terceiros porque não mudaram aquilo que só me competia a mim fazer.
    Ou, se calhar, apenas para arranjar um pretexto para não estar lá. Obviamente, por culpa deles.
    Ela estava lá. E tu não.
    Visto pelos teus olhos, e por muito que te custe, tu és muito mais Machado e Cerqueira do que Patrícia. E agora não há muito que possas fazer para mudar isso.
    Pronto, Bruno, conseguiste. Ganhaste os teus 10 minutos da minha atenção.
    Agora tenho que ir dar apoio ao Rio a tratar da Confiança daqueles que acreditam que têm na sua mão a possibilidade de fazer uma Braga muito melhor. E estão lá. Como eu estarei. Sempre!
    E tu não.

    ResponderEliminar
  2. Oh Couto (sejas tu lá quem fores);
    Agora, aqui o local também se transformou em Albergue da tua Psicose. Vê lá se cresces e te fazes gente.

    ResponderEliminar
  3. Estes tipos lembraram-se agora que há bombeiros que são heróis anónimos. É preciso haver tragédias para se ser herói neste país. Só é pena que estes senhores da política não se preocupem com os vivos e evitem que eles morram nas mesmas circunstâncias. Como disse o rx podem começar por braga e tentar saber porque é que não se pagam os subsídios. Os vivos agradecem para poderem dar de comer lá em casa. Os bombeiros portugueses não precisam de gente que vem homenagear quando durante o resto do tempo só os ignoram.
    Há uma diferença entre os que morreram, o rx, os seus camaradas e o rio e o josé couto.
    Os que morreram, o rx e os camaradas da foto estiveram lá.
    O rio e o josé anónimo couto nunca estiveram lá.
    Os primeiros têm direito à indignação.
    Os outros só podem assobiar como sempre fizeram.
    Os primeiros ajudaram e ajudam imensa gente.
    Os outros ajudam-se a eles próprios.
    Senhores políticos façam um favor. abstenham-se de fazerem homenagens aos bombeiros portugueses enquanto nos ignorarem o resto do ano.



    assinado bombeiro de famalicão.

    ResponderEliminar
  4. Uma das coisas que os bombeiros mais repugnam é de quem se lembre deles só nas alturas em que o sino toca arrebate.
    Outra é daqueles que fazem política à custe deles.
    Nesta foto estão grandes heróis que fizeram muito por quem precisava e os senhores da política não se lembraram deles nos dias de chuva e de calor quando eles saiam de casa para ajudar os outros com farda comprada do próprio bolso.
    A esse senhor couto e ao senhor ricardo só se pode dizer que se deixem estar caladinhos porque não lhes chegam aos calcanhares.
    O RX só se limitou a partilhar o estado de alma que todos os bombeiros partilham. Vem setembro e já ninguém se lembra de nós.

    ResponderEliminar
  5. Jose couto ou ricardo como quiseres, daqui fala-te um bombeiro no activo. Não te posso dizer de onde pq as represálias são mto grandes e eu tenho de alimentar 2 crias mais uma esposa lá em casa.
    Sabes, jose ou ricardo, nós bombeiros n precisamos de homenagens postumas, nem de pacotes de leite . Nós bombeiros n precisamos de quem se recorde de nós quando as coisas dão para o torto no verão.N precisamos que se lembrem em dedicatórias bonitas no face bok. nós bombeiros queremos quem nos defenda o ano todo.quem se recorde de nós o ano todo e esteja lá para perguntar se temos o que é preciso para ajudar os outros. sabes pq é que os meus camaradas de braga já lá n estão? se n sabes é porque n quiseste ouvi-los.e tanto tu como eu sabemos porque é que n os quiseste ouvir. devias sabes que tudo tem um limite até os insultos e os maus tratos, n sabes? sabes o que é ser tratado de filho da puta ou de pau de vassoura qdo se está a fazer voluntariado ou no posto de trabalho?os camaradas de braga sabem e souberam por isso disseram basta. sabes o que é ser despedido na véspera de natal e de n ter um tostão para fazer a consoada pq n se pagam salários aos que tu queres homenagear agora? se n sabes devias saber. já agora lembraste dos 5 bombeiros da tua terra que tiveram um acidente em serviço e que ficaram no hospital vários dias em 2006? onde estavas tu e as tuas homenagens? n tiveste tempo de os visitar nem de enviar uma carta? onde estavam as tuas homenagens qdo um bombeiro da tua terra morreu em serviço em 2007? sabes há qtas horas consecutivas ele estava a trabalhar? foste avisado disso mas preferiste n ouvir. josé ou ricardo, sabes pq é que os camaradas de braga saíram? porque há limites para tudo. ninguém é obrigado a ir p o monte com viaturas de pneus recauchutados e carecas e arriscar a vida porque quem manda está de férias e n quer saber dos seus homens. ningúém é obrigado a ter de comprar o equipamento qdo nem sequer chega lá para casa. e muito menos se é obrigado a andar a trabalhar p encher as piscinas dos outros, alguns deles teus amigos. sabes, josé ou ricardo, poupa nas tuas homenagens e vai saber o que sentem os bombeiros da tua terra. e tu? já fizeste voluntartiado? já fizeste alguma coisa pelos outros senão a política? e já homenageaste os bombeiros da tua terra ou só gostas de homenagear equipas de futebol? sabes, josé ou ricardo, nós os bombeiros precisamos de líderes e não de gente que ganha dinheiro com isto enquanto nós pagamos para trabalhar. josé ou ricardo, tiveste uma boa hipótese de ajudares e homenageares os bombeiros da tua terra mas preferiste que eles fossem dengridos em lume brando estes anos todos. eles foram insultados de tudo, bebados, ladrões, tudo. eles fizeram aquilo que tu só falas de garganta que foi denunciar a corrupção na tua terra. tu nunca estiveste lá para defende-los. agora preocupas.te por n haver bombeiros. nunca e ambos sabemos pq. e como tu nunca estiveste lá nem em lado nenhum, como tu és um treteiro sem ação n mereces consideração. e escusas de perder tempo a verter lágrimas de crocodilo qdo tu próprio nunca fizeste nada pelos bombeiros da tua terra nem fazes. pelo contrário ficaste a assistir da bancada como pilatos. gastei 5 minutos contigo os mesmos 5 minutos que tu n dispensaste aos bombeiros da tua terra qdo eles te pediram p ser ouvidos. nem sequer tiveste a dignidade de ir ter com eles que era essa a tua obrigação.
    as pessoas que tu insultas são pessoas que já serviam a comunidade qdo tu ainda eras um espermatozoide. fizeram-se homens ainda adolescentes a salvar vidas coisa que tu com essa idade nem homem és. tiraram mto á cama e á boca mas os camaradas de braga disseram basta. e se hoje tens bombeiros na tua terra e se esses bombeiros tem um quartel é porque mtos desses bombeiros que já o eram qdo tu eras um garoto de escola ajudaram a construir com as mãos aquelas paredes.
    Por isso e por mto mais peço-te q esqueças os bombeiros como fizeste até agora. Poupa-te à falsidade. os bombeiros agradecem.

    ResponderEliminar
  6. Este josé couto (ricardo) que deixe os bombeiros em paz e vá tratar do negócio da Confiança. José couto (ricardo), está mesmo a ver-se que te propões ser a "evolução na continuidade)!
    Mas aonde é que eu já ouvi isto?!

    ResponderEliminar
  7. O comentário do josé couto mostra que ele enfiou o barrete e se reviu nas palavras do rx. é que em nenhum lado se fala em nomes. mas ainda bem que estes gajos têm peso na consciência. Mas não a lavam agora com posts no fb. Siga pá terceira!

    ResponderEliminar
  8. Eh, pá! Um post do Rx em que não se fala do PSD? Do Hugo Soares? Do Rio? Do Machado? Da Goreti? Isso merece um brinde!

    ResponderEliminar
  9. ENORME RX!!!!!!!!!!!!!
    A tal candidatura independente devia ser a tua. És o único que põe os pontos nos ii nesta cidade contra tudo e contra todos. já lhe fizeram ameaças já o enxovalharam e o rx n desiste. Braga precisava há muito de fibra assim que não cede perante o poder.
    Até alguns candidatos vão a reboque do rx. pelo menos um já teve de vir a terreiro dizer que tem dúvidas sobre as medidas do governo dele.
    Continua rx, dá voz aos que não têm.

    ResponderEliminar
  10. O Rx escreve nos comentários e ninguém está a perceber? O das 19,50 é exemplo

    ResponderEliminar
  11. Só gostava que confirmassem se é verdade aquilo que se diz lá no quartel,que o pessoal demissionário saiu por causa de um elemento que foi acusado de ter processos de trafico de armas,drogas e actividades ilícitas enquanto andou por lá?É verdade que o Comandante tem ganho os processos em tribunal?É verdade que vieram embora e trouxeram do quartel fardas e capacetes do quartel,que foram pagos com o dinheiro da corporação?
    Agradecia esclarecimentos,por favor

    ResponderEliminar
  12. É só p informar k vai ser feita queixa colectiva na PJ contra o rui remo por aquilo que ele dix no comentário. E n vale a pena inventar niknames pq pelo ip chega-se lá.
    o cerqueira fez a mesma acusação de roubo e foi obrigado pelo tribunal a pedir desculpas na imprensa.
    O esclarecimento k o senhor rui remo vai ter é a sentar c os costados numa cadeirinha confortável ali na zona de santa tecla perto do pingo doce.
    Só p dizer tb que no grupo dos 100 estão duas ex bombeiras que agora são juízas k tb vão querer saber quem anda a espalhar esses boatos.

    ResponderEliminar