quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Braga - Despacho do RX e justa luta do "Je" pelo nosso "Canudo"

"Que lindo país têm estes bárbaros!"

Voz da verdade da nossa terra!

Grande Farricoco ajudou a vencer mais uma batalha!

O canudo está de volta.

Notícia JN (como não serve para negociatas de 4 milhões, foram 12 anos sem um ex libris da cidade).


Vai ser possível, a partir do próximo sábado, voltar a ver "Braga por um canudo". O famoso monóculo do Bom Jesus está reparado e volta para dar boas as vistas, volvidos 12 anos.

Monóculo está pronto e volta sábado ao Bom Jesus

"Estava fora de serviço desde há doze anos para cá. Em princípio vai ficar à disposição da população no próximo sábado se o tempo assim o permitir", refere João Varanda, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte (CBJM), em declarações ao JN.

Depois de encontrado um fornecedor indiano, pois estava difícil arranjar um sistema de lentes que fosse compatível com o "canudo" que os responsáveis julgam ser "praticamente centenário", o monóculo está pronto. Para João Varanda, em fim de mandato como responsável máximo da CBJM, esta é uma nova fase da vida do "canudo", que nos primeiros tempos será gratuita.

O monóculo foi alvo de tertúlias de café e motivo de conversa na "blogosfera" bracarense. Muitos questionavam-se quanto ao desaparecimento do "canudo" e no facebook até foi criada uma página: "Queremos volta a ver Braga por um canudo", uma das frases emblemáticas que ultrapassa a fronteira geográfica do concelho de Braga.

Não é "tão velho como a Sé de Braga" mas, para muitos, "ver Braga por um canudo" faz parte do ex-libiris bracarense. "É um acto conhecido nacionalmente. O importante é salvaguardar e potenciar o património imaterial e a tradição de ver Braga por um canudo", destaca Carlos Jerónimo, engenheiro responsável pelo restauro.

Muitos foram os que subiram os escadórios do Bom Jesus para ver e espreitar pelo famoso "canudo". Na década de oitenta, a estância, que prepara uma candidatura a Património da Humanidade, era um dos primeiros destinos turísticos em Portugal.

O monóculo do Bom Jesus foi um dos primeiros telescópios panorâmicos de Portugal e nos anos 80 usar o engenho custava 20 escudos. Deste local, onde está o miradouro, a vista consegue alcançar um vasto território até à costa litoral.


À falta do monóculo, turistas tiram fotos do local


"Do telescópio do Bom Jesus é possível alcançar o contexto regional do entorno da cidade, a partir de uma visão de cima - de pássaro, para não dizer do céu - suficientemente distante para vislumbrar o mar nos dias límpidos e as principais serras e vales da bacia do Cávado", afirma Miguel Bandeira, professor na Universidade do Minho, no estudo "Três mitos visuais de Braga - Um ensaio em geografia cultural".

Segundo este professor universitário, conta-se mesmo que o conhecido Nicolas Soult (1769-1851), ficou encantado com a vista, aquando da entrada das tropas napoleónicas na cidade (1809). E enquanto os seus soldados, lá em baixo, chacinavam e pilhavam a cidade, este "Maréchal d"Empire" de Napoleão, tendo-se instalado com o seu Estado Maior no Bom Jesus, maravilhado com a paisagem exclamou: "Que lindo país têm estes bárbaros!"


--------------------------------------------------------------


Brevemente iremos dissetar sobre a sondagem canalha divulgada por um dos pasquins do Minho.



Rx, com toda a Confiança!

4 comentários:

  1. Este Nuno Cerqueira(autor do artigo no JN), não deve estar a ver bem a coisa, deve ser demasiado jovem para dizer que este monóculo e aquela bela vista panorâmica é preferencialmente dos anos 80!
    Se for o caso amigo jornalista, e se tiver algo a defender em relação à sua vida académica terá de investigar e dedicar-se um pouco mais ao assunto. Quanto ao restauro do monóculo, demorar 12 anos a restaurar uma preciosidade que só, pelos vistos, quem vem de fora valoriza, é muito tempo e até fiquei surpreendido com tamanha demora, parece-me menosprezo, para não dizer desprezo, pelas realidades turisticas que atraem gentes de fora de Braga ao Bom Jesus do Monte.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente vou voltar ao meu lugar. Depois de estar esquecido mais de 10 anos no armazém do Bom Jesus, no meio de toda a tralha, barcos velhos Vassouras, bancos de jardim etc... O Engº varandas lembrou-se de mim. Ainda bem porque desta forma fico com vistas mais largas

    ResponderEliminar
  3. E já se fazem apostas sobre o tempo em que o "canudo" resistirá aos vândalos e larápios.
    Eu digo um mês, mas acho que já perdi...

    ResponderEliminar
  4. Oh Farricoco.

    Tu que és gajo informado e conhecedor, podias saber-me uma coisa. É que naquele artigo do JN de quarta-feira vinha uma citação curiosa:

    "Eles nem lojas tinham para o concurso. Apenas encaixaram um projecto de uma ideia de uma empresa já existente. Espaço que nem passou pela lista de lojas que mais tarde enviaram."

    Sabes por acaso que loja é esta? E de quem é? Já agora onde é? É que eu estive a saber umas coisas e parece-me que há gato. E do gordo!!

    ResponderEliminar