sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Braga - Despacho do RX em 26-10-2012


Troikistas​, só mais um pouco para se transforma​r Portugal numa nova Grécia!

Troikistas, só mais um pouco para se transformar Portugal numa nova Grécia!

Nem mais tempo nem mais dinheiro...era assim ou não era?

Combater a dívida pública e pôr fim ao regabofe...era assim ou não era?

Voltar aos mercados em 2014...era assim ou não era?

Credibilizar o país junto dos mercados...era assim ou não era?

Pois bem, era, mas já não será:


"Portugal. Recessão de 4,6% e necessidade de segundo resgate em 2013"

Jornal i, publicado em 26 Out 2012


"As previsões Citigroup para Portugal apontam para uma contracção de 4,6% no PIB em 2013, depois da queda estimada de 3,3% este ano. Dado este cenário negro para a economia portuguesa, o Citigroup estima que Portugal vai falhar as metas do défice que estão inscritas no Orçamento do Estado e, consequentemente, não conseguirá regressar aos mercados no próximo ano, como está previsto no programa de ajustamento.

Neste contexto, o Citigroup aguarda que Portugal precise de um segundo resgate, ou extensão do primeiro, que consiga cobrir as necessidades de financiamento do país até, pelo menos, ao final de 2014.

A longo prazo, a perspectiva do Citigroup para Portugal é ainda mais negativa. Estima que no prazo de dois a três anos o rating será reduzido para CCC (cinco níveis abaixo do actual), por acreditar que a dívida pública terá de ser alvo de “algum tipo de reestruturação, que coloque o stock da dívida em níveis sustentáveis”.

Rating reduzido O Citigroup estima que as agências de notação financeira Standard & Poor’s e Moody’s vão reduzir o rating de Portugal um nível, ao longo dos próximos nove meses."

----------------------------------------------------------------------------

"O aumento da pobreza em Portugal nos últimos anos está mais ligado ao desemprego que à austeridade, disse hoje o chefe de missão para Portugal do Fundo Monetário Internacional (FMI)."

Esta afirmação bem podia ter sido feita pelo Soarowski, esse portento da intelectualidade bracarense.

Relembramos que o nosso deputado favorito se regozija pelo facto de, supostamente, estar contemplado um aumento de tostões nas pensões mínimas. Os tais tostões que desaparecem no exacto momento em que os reformados forem comprar o pão ou os produtos essenciais. Não esquecendo, também, o roubo ao subsídio de desemprego. Tudo, mas tudo para puxar por Portugal.

Então não é que o FMI vem dizer que uma coisa não está relacionada com a outra.





Querem lá ver que as pessoas acabam no desemprego porque querem?

Não será a austeridade que reduz o consumo?

Não será a austeridade que aumenta os impostos?

Não será a austeridade que fecha as empresas?

De Soares e de Selassies andamos nós fartinhos e daqui a pouco a coisa começa a ganhar novos contornos. Já faltou mais.

Sobre o casal que vivia há meio ano debaixo da ponte, pelos vistos houve alguém que se lembrou de uma solução. Agora que o problema está resolvido (será que sim?), podem continuar a falar das pedras das Sete Fontes, do chafariz que não tem água e do pavimento usado para as obras da regeneração urbana. Ah, não se esqueçam que os 4 milhões da Confiança serviriam para calar a fome a quem a tem, na nossa terra.

Rx, com toda a Confiança!

Sem comentários:

Enviar um comentário