quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Braga - DEspacho do RX em dia dos Santos

A sondagem e a miragem.

Em 2009, o Diário do Minho publicava uma sondagem tão fiável como aquela que apareceu por aí recentemente:

«Se as eleições para a Câmara de Braga se realizassem domingo, o líder da coligação "Juntos por Braga" bateria Mesquita Machado por uma margem mínima. O candidato “laranja” conseguiria 30,9 por cento dos votos contra 29,7 por cento de Mesquita Machado» (Diário do Minho)


Em 2012, a mesma jogada voltou à primeira página, com o objectivo e levar o eleitorado a pensar que o inevitável está ao virar a esquina.

É este o espírito democrático a direita bracarense. Tudo vale, desde a criação de blogs supostamente independentes, a criação de associações pseudo culturais que mais não visam do que servir de nuvem de fumo de apoio a um certo candidato, ou a ameaça pessoal, perpetrada por um célebre blog de extrema direita que está directamente ligado à cúpula dirigente coligacionista.

Ontem, como hoje, não faltaram sondagens que davam a vitória à coligação PSD/CDS/PPM:

http://www.flickr.com/photos/37295119@N08/3427658858/

Portanto, não é de espantar que os apoiantes de Passos Coelho e de Miguel Relvas voltem a clamar vitória antecipada, mais uma vez, em Braga.

Na verdade, uma sondagem que apresenta apenas uma candidatura, face a nada, só pode ser catalogada como suja e baixa.

A pergunta levava à dispersão do eleitorado do PS, da CDU e do BE, já que nenhuma destas forças partidárias tem um candidato definido. Quando se apresentam várias alternativas para um só partido, o resultado não é o mesmo do que aquele que resultaria de uma candidatura unificada.

É óbvio que perante esta situação não há sondagens fiáveis.

Reparem que a pergunta é sempre entre Ricardo Rio e PS, CDU e BE, quando não verdade deveria ser entre PSD/CDS/PPM e PS, CDU e BE.

As sondagens que por aí andam aos pontapés dão a entender que Rio é um candidato independente, quando na verdade é um candidato do PSD e do CDS, ou seja, do governo que tem condenado o povo à miséria.

A própria amostra da sondagem é um tanto ou quanto vergonhosa. Meia dúzia de gatos pingados apresentados como se fossem a "grande voz" dos bracarenses, já para não falar da enorme percentagem de pessoas que não emitiram opinião ou que ainda se mostraram indecisas.

De um "nada", o Diário do Minho fez "muito", apresentando a mini sondagem como se fosse algo de extraordinário.

No dia D, a CDU terá um forte candidato que se identifica verdadeiramente com o povo, o PS andará com o Mesquita de mão dada pelas freguesias rurais e o BE encostará Rio ao seu governo.

Não deixa de ser curioso que o eleitorado que mais admira o trabalho de Mesquita Machado, a seguir ao PS, seja aquele que votou na coligação PSD/CDS/PPM.

É caso para dizer que uma coligação que tem um eleitorado assim não precisa de oposição.

Em contraponto, o eleitorado da CDU e do BE criticam fortemente a gestão autárquica do PS.

A coligação juntos por Braga, afecta ao governo PSD/CDS, já mostrou que é capaz de tudo para obter a vitória em 2013, portanto é preciso mostrar-lhes que os pais das crianças que passam fome na nossa cidade não irão compactuar com quem tem orgulho em ser colado a este governo:

http://www.youtube.com/watch?v=Mkwoek-4gKQ&feature=player_embedded - minuto 8.



Sondagens há muitas, seus palermas!


Rx, com toda a Confiança!

2 comentários:

  1. Ai os sacanas destes comunas: assumem-se como os verdadeiros críticos da gestão PS e sonham com uma candidatura unitária!!
    Mas, pelo sim e pelo não, prometem um "forte" candidato para o dia D. Que deve ser a seguir ao dia C, de "Caralhos que vos fodam, quem não vos conhecer que vos compre"...

    ResponderEliminar
  2. ó anibal então n é que os votantes no teu amigo aprovam a gestão mesquitista? e a maioria dos presidentes de junta foram ao jantar de homenagem...

    ResponderEliminar