quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Braga - Última hora - Brga vai cortar 25 Freguesias, segundo a Rádio Universitária

N.F.: Tal como tinhamos profetizado, vai ser criada a Freguesia Bracara Augusta (Sé, Cicidade e Maximinos). Os nossos autarquinhas andaram a brincar na A.M., agora o poder central desenhou o mapa do concelho a regua e esquadro. Mas a tal da Bracara Augusta está bem esgalhada assim como a de S. Vitorque não foi mexida, devido ao tamanho e habitantes.
 
Notícias

Braga perderá 25 freguesias com reorganização administrativa
2012-11-08
Braga deverá perder 25 das atuais 62 freguesias. A Unidade técnica para a reorganização administrativa já entregou na Assembleia da República a proposta, que faz com que Braga perca 16 freguesias totalmente ou parcialmente urbanas e 9 não urbanas.
Recorde-se que a Assembleia Municipal afirmou-se contra a alteração dos mapas das freguesias do munícipio e pela manutenção das 62 freguesias. Uma deliberação que foi considerada como não pronúncia e que levou ao avanço desta proposta concreta de reorganização administrativa do território.
Chegou ontem à Assembleia da República esta agregação de freguesias. Em Braga, tendo em conta que a Assembleia Municipal aprovou a manutenção do mesmo número, a redução feita pelo Governo não merecerá qualquer apreciação ou possibilidade de correção autárquica.
Esta manhã, depois da habitual reunião de Câmara, Mesquita Machado, presidente da autarquia reafirmou a sua discordância com esta reforma, considerando que "a despesa pública será ainda maior", o presidente da câmara de Braga refere ainda "o valor histórico das freguesias".
Mesquita Machado recordou a sua experiência autárquica valorizando o trabalho das freguesias nas últimas três décadas. O Presidente da câmara de Braga acredita que a lei acabará por não se concretizar, pois sabe que os autarcas das freguesias irão avançar com providências cautelares e que jurídicamente esta reorganização não terá futuro.
Já para o principal líder da oposição na câmara de Braga, Ricardo Rio, o documento que ontem chegou à Assembleia da República "cumpre a lei" não dando mais esclarecimentos sobre o documento, uma vez que, admitiu, ainda não analisou com atenção as agregações que constam no mesmo.
Consulte aqui as agregações de freguesias em Braga http://app.parlamento.pt/utrat/Municipios/Braga/Braga_Proposta.pdf

8 comentários:

  1. Vão-se as freguesias, ficam as paróquias! Só falta saber se o caciquismo aumenta ou diminui. Os custos (para o Estado e para os cidadãos), esses devem aumentar de certeza...

    ResponderEliminar
  2. O silêncio de Ricardo Rio diz tudo. O povo não vai esquecer.

    ResponderEliminar
  3. Está muito calado, está!
    Diabo Manquinho da Ponte

    ResponderEliminar
  4. Os boyzinhos já chiam! hehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  5. É bem feito, ninguém tem tomates para assumir responsabilidades e propor uma redução, deixaram a responsabilidade para o poder central. O que diz o documento é que a Assembleia Municipal propôs a continuidade das 62 freguesias... olha que proposta do caralho... Agora aguentem. A mama vai começar a dar menos leite para as freguesias.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma para a história política do Concelho. Quando o alcaide ainda tem em mãos algum do poder que a capital sanguessuga permite, resolve assobiar para o lado e vê a regra e esquadro sulistas entrarem pelo nosso mapa a dentro. Vergonhoso!

    ResponderEliminar
  7. Deviam ter sido agregadas muitas mais. E que ninguém se esqueça que os socialistas cá do Burgo, ao contrário de outros concelhos do Distrito, se limitaram a encolher os ombros, o que teve uma consequência: régua e esquadro - podiam ter apresentado uma proposta que melhor favorecesse a cidade, mas preferiram manter a posição para proteger os chupistas que para aí andam. Agora, não se venham queixar.

    ResponderEliminar
  8. Já há muito se conhecia o mapa das freguesias de Braga feito pelos amiguinhos do Ricardo Rio. Esta era a proposta dos coligacionistas. Só que não tinham desculpa para dar aos presidentes de junta do PSD/CDS. Agora vão dizer que a culpa é dos outros que não apresentaram proposta. Tadinhos!!!

    ResponderEliminar