O futuro próximo da Economia (e do Mundo) segundo Alessio Rastani
A entrevista de um “trader” da “City” londrina à BBC está a dar que falar na imprensa internacional. Num acesso de sinceridade pouco comum nestas intervenções, o especulador disse mesmo acreditar que o mundo não é governado pelo poder político.
Em entrevista à BBC, um “trader” disse não acreditar no plano de resgate do euro. “Não importa quanto dinheiro ponham nisto”. Porquê? Porque o mundo não é governado pelo poder político e os investidores “não compram este plano de ajuda”.
Alessio Rastani não acredita que os planos delineados durante o passado fim-de-semana para salvar o euro, em Washington, venham a funcionar e recomendou aos pequenos investidores que aprendam a ganhar dinheiro num mercado em queda.
“Neste momento os mercados são governados pelo medo”. E os investidores como os “grandes fundos, ‘hedge-funds’ e institucionais, eles não compram este plano de ajuda”. “Tenho bastante confiança de que o euro vai afundar e vai cair com bastante dureza”, avisou.
“Basicamente eles sabem que o mercado está queimado. Eles sabem que o mercado de acções está acabado. O euro, no que lhes diz respeito, não importa”, revelou. “Estão a movimentar o dinheiro para activos mais seguros. Por isso não vai funcionar.”
“Não me importo. Se vejo uma oportunidade de ganhar dinheiro, aceito isso”
Foi quando lhe perguntaram sobre quais as medidas que poderiam serenar os investidores e restituir a confiança aos mercados que o especulador mais surpreendeu.
“Essa é difícil”, disse. Eu sou um ‘trader’, não me importo com esse género de coisas. Se vejo uma oportunidade de fazer dinheiro, aceito isso”. A preocupação da generalidade dos especuladores não é como consertar a economia e resolver os actuais problemas, explicou.
“Tenho uma confissão”, disse em tom retórico. “Vou para cama todas as noites [e] sonho com outra recessão”, acrescentou. “Sonho com mais um momento como este.”
“A primeira coisa que as pessoas devem fazer é proteger os seus activos”
Se nas recomendações sobre política económica o “trader” foi muito severo, já para os pequenos investidores a mensagem era menos sombria.
“As pessoas parecem esquecer-se mas a crise dos anos 30 não foi apenas uma recessão”, disse. Quem estivesse preparado para esse ‘crash’ teve oportunidade de ganhar dinheiro.
Rastani comparou a crise actual a um cancro e disse que quem não se preparar para a queda do mercado poderá sair muito penalizado. “O maior risco que as pessoas podem correr agora é não agir.”
“A minha previsão para os próximos 12 meses é de que as poupanças de muitos milhões de pessoas vão desaparecer. E isto é só o principio.” Por isso, os investidores devem aprender a ganhar dinheiro com a queda do mercado, sublinhou.
A boa notícia é que qualquer pessoa pode fazê-lo.
“Não é apenas a elite, qualquer pessoa pode ganhar dinheiro – é uma oportunidade. As estratégias de cobertura de risco são uma forma de ganhar dinheiro com os mercados, tal como o é o investimento em Obrigações do Tesouro.
Alessio Rastani concluiu a entrevista recomendando aos pequenos investidores que se “preparem”. “Esta não é altura de acreditar que os governos vão resolver as coisas. Os governos não mandam no mundo”, avisou.
“O Goldman Sachs é que manda no mundo. O Goldman Sachs não se importa com este programa de ajuda nem se importam os outros grandes fundos”, sublinhou.

Sem comentários:
Enviar um comentário