quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Braga - Despacho do RX; " sobre os Estatutos da Bombeiragem"


BVB - pessoa colectiva de UTILIDADE PÚBLICA ADMINISTRA​TIVA

Resposta ao anónimo militante da sede da senhora a branca, com a ajuda preciosa de um leitor que nos enviou os estatutos dos BVB e as respectivas explicações:
Disse o anónimo militante em 1 de Agosto:
"Os BVB não são uma Instituicao Publica. Tem Estatutos proprios como qualquer corporacao de Bombeiros VOLUNTARIOS tem, no resto do Pais. O que quer dizer que, no ambito das suas COMPETENCIAS PROPRIAS, nenhuma entidade tem o DIREITO de se imiscuir."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A ignorância existe para ser esclarecida e o directório do Rx está aqui para dar uma ajuda ao cidadão bracarense que disse tais palavras.
Aqui vai o esclarecimentò à argumentação proferida pelo anónimo militante, supostamente baseado nos ESTATUTOS DOS BVB, os mesmos sobre os quais o anónimo militante falou mas que, em boa verdade, desconhece totalmente:
Capítulo I - Denominação, natureza, sede e fins
Artigo I - DENOMINAÇÃO, NATUREZA JURÍDICA E SEDE
1. A Associação Humanitária e Beneficente de Bombeiros Voluntários de Braga é uma pessoa colectiva de UTILIDADE PÚBLICA ADMINISTRATIVA, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos.
Artigo III - Fins
1- A Associação tem como escopo principal a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em actividade, para o efeito, um corpo de bombeiros e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em actividade, para o efeito, um corpo de bombeiros voluntários, com observância do definido no corpo jurídico dos corpos de bombeiors e demais legislação aplicável.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lei de bases da protecção civil
Artigo 43º - Estrutura da protecção civil
A estrutura de protecção civil organiza-se ao nível nacional, regional e municipal
3 - Impende especial dever de cooperação com os agentes de protecção civil, mencionados no número anteiror, sobre as seguintes entidades:
a) Associações humanitárias de bombeiros voluntários.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caro anónimo militante da senhora a branca, as corporações de bombeiros, sejam voluntárias ou municipais, têm utilidade pública administrativa, ou seja, NÃO RESPONDEM APENAS AOS ASSOCIADOS mas à sociedade em geral.
É o nosso socorro que está em causa e este não é privado mas pública.
Os cidadãos socorridos pelos BVB exigem tanta competência dos municipais como dos BVB.
Esta associação recebe DINHEIROS PÚBLICOS, é financiada por DINHEIROS PÚBLICOS, que tanto vêm da Autoridade Nacional como do INEM, etc.
Como o dinheiro que lá está, em parte, é de todos, pago por todos, oriundo do trabalho de todos, seria conveniente que os representantes políticos desta cidade se pronunciassem sobre a instituição.
Mais ainda!
Esta instituição está incumbida do socorro da população, portanto o trabalho que lá se faz diz respeito a TODOS!
A instituição está enquadrada no âmbito de um sistema de prestação de socorro onde não se faz distinção entre associações humanitárias e entidades municipais. O alerta é dado, o socorro é necessário e se não está disponível são os cidadãos que sofrem com isso.
Mas não perca tempo em agradecer-nos por nos preocuparmos com algo que diz respeito a todos. Quando calhar a sua vez de precisar de uma ambulância, pode vir ter connosco e juntar-se à causa.
O presidente da câmara é o responsável pela política de protecção civil municipal. Daí a nossa pergunta: porque raio é que os responsáveis autárquicos, sejam eles do PS como os vereadores do PSD, nunca disseram uma palavra sobre o estado dos BVB?
Aliás, se os responsáveis políticos não se podem pronunciar sobre instituições "privadas", segundo o nosso admirador, então como é que se explica isto:

"Reunião com "A Bogalha"
Autarcas da Coligação reuniram com Direcção da ANEIS
Reunião com Associação de Atletismo
«O projeto está em em fase de desenvolvimento e irá ser apresentado brevemente. Só se tornou possível pela estabilidade da SAD e pelo apoio da Câmara Municipal». Ora o apoio da autarquia é essencial, ela que deve ceder o espaço e contribuir para a construção da instalação."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há outros exemplos mas a pergunta fica: então os vereadores desta autarquia fazem visitas a certas entidades "privadas", falam sobre certas entidades "privadas", mas relativamente a outras não?
Há filhos e enteados?
Então não é caso para se perguntar porque razão os representantes desta cidade visitam e falam sobre algumas entidades "privadas" e nunca tiveram uma única opinião sobre uma instituição que tem estado na boca do mundo, nos últimos 6 anos, com graves consequências para a população bracarense?
Sobre futebol estão eles sempre dispostos a falar, inclusive para doarem terrenos e instalações municipais a um clube de futebol "privado" cá da terra.
Já agora, caro anónimo militante, não seria mais proveitoso doar um terreno a uma associação humanitária de bombeiros do que um estádio inteiro a um clube de futebol?
A câmara de Braga doou instalações a uma pseudo associação de reformados e não cria condições para a construção do novo quartel dos BVB?
O nosso admirador mistura alhos com bogalhos. Aqui falou-se sobre o estado das viaturas de socorro de uma entidade que presta auxílio aos cidadãos, inclusive aos SEUS FILHOS E FAMILIARES, caro anónimo militante. É curioso que o caro anónimo militante não fique preocupado nem sequer ponha a hipótese de um dia vir a precisar e não ter.
Se quer falar sobre assuntos ligados ao trabalho esteja à votande, escreva ao grande Farricoco e estamos certos que ele(a) lhe dará esse espaço de liberdade de opinião.
O caro anónimo militante quer impor-nos uma agenda à força, como se estivessemos obrigados a falar sobre o que lhe interessa apenas.
Aliás, o directório do Rx já falou várias vezes sobre esse tema e foi, inclusive, alvo dos maiores insultos oriundos dos seus colegas militantes, aqui mesmo.
Basta procurar.
Mas ficamos sensibilizados com o facto de dizer que esta coisa do trabalho é uma vergonha. Será que disse isso mesmo ao líder parlamentar do seu partido na visita que ele fez à concelhia do PSD na semana passada? Acreditamos que sim, já que está tão indigando.
Fica aqui a pergunta SOBRE ESTE ASSUNTO e gostaríamos de saber a sua opinião enquanto bracarense:
Qual é a sua opinião sobre o estado das vituras de socorro estacionadas no Largo Paulo Orósio?
Para terminar damos-lhe um conselho gratuito. Disse que não consegue engolir a nossa "parcialidade". Olhe, se não consegue "engolir" introduza pelo ânus, sempre faz o mesmo efeito.
Rx, dois pesos, a mesma medida.

p.s. agradecimento ao leitor que nos forneceu os estatutos dos BVB e a respectiva explicação técnica sobre as questões ligadas aos sistema de bombeiros.

1 comentário:

  1. Hoje passei pelo largo em frente aos bombeiros e vi o terceiro mundo que lá está.
    Se aquilo ficou assim com gente do psd à frente nem quero saber o que vão fazer na autarquia.

    Joana Gonçalves

    ResponderEliminar