sábado, 22 de setembro de 2012

Braga - Os esclarecimentos do Legionário sobre FUNDAÇÔES


Caro Farricoco,
Já ouviu falar no "Buraco Negro das Fundações?"
Até doi...e nós é que nos f***a sustentá-los!

O Governo vai extinguir 40 fundações e retirar o estatuto de fundação a outras 15, segundo informações do Ministério das Finanças.

Na próxima semana deverá ser conhecido o nome das fundações a extinguir ou a perder o estatuto, depois de as entidades terem sido oficialmente notificadas.

Das fundações a extinguir, 17 estão no âmbito da administração central, duas estão ligadas às regiões autónomas e outras 21 pertencem ao âmbito de autarquias locais.

O Ministério das Finanças informa que também vai emitir notificações ao Instituto dos Registos e Notariado para o cancelamento dos registos (perda de estatuto de fundação) de 10 entidades relacionadas com a administração central e outras cinco ligadas às autarquias.

Esta semana, o conselho de ministros validou propostas de extinção, mudança de estatuto ou corte de apoios para 139 fundações, e a manutenção de outras 91.

Ainda segundo o Ministério das Finanças, o Estado gastou 275 milhões de euros por ano em apoios às fundações (com exceção das instituições de solidariedade social) entre 2008 e 2010. As extinções e cortes de apoios vão representar uma redução das despesas “na ordem dos 55 por cento”.

O Governo está ainda a avaliar 174 fundações “abrangidas pelo Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Estas fundações têm a seu cargo “lares, creches, etc.” e por isso merecem “uma atenção especial”. O processo de avaliação das fundações-IPSS deverá estar concluído até ao final deste mês

7 comentários:

  1. O legionário esqueceu-se de falar nas avaliações das fundações onde a gulbenkian ficou abaixo de outras dirigidas por figuras do PSD.
    Por sinal a gulbekian apoia a ciencia e a cultura. as outras não.
    só é pena que só se tenham lembrado disso um ano depois de terem fodido os portugueses.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa da Gulbenkian é uma história muito mal contada...

      Eliminar
  2. Farricoco:

    Se por acaso ontem à noite alguêm viu uma reportagem na TV(não me lembro em que canal) sobre os "Oásis" das fundações públicas...ficaria aparvalhado com os milhões que recebem certas fundações directamente do estado, muitas das quais não fazem um charalho! senão receber

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi na RTP1, no programa “Sexta às 9”.
      O jornalista bem que tentou saber dos ordenados dos xulos da Fundação Cidade Guimarães, mas está tudo bem enterrado...

      Eliminar
  3. Não foi na fundação da capital da cultura que o candidato do psd de braga mamou à grande?

    ResponderEliminar
  4. É verdade anónimo 23:35. Mamou e não foi pouco. Mas dizem que foi por mérito.

    ResponderEliminar